Eu faço aniversário no Natal!!! Todo ano é a mesma coisa, não preciso organizar uma festa de aniversário, a data já é uma festa. Eu amo fazer aniversário no Natal, de verdade. É claro que tem o lado ruim… muitas vezes acabei ganhando um só presente para as duas datas, o Natal e meu aniversário. Nunca pude fazer uma festa exclusiva para o meu aniversário, mas sempre tive uma festa. Mas também tem o lado bom… ninguém nunca esquece de me dar parabéns… É muito bom receber o carinho de pessoas que você nem imagina que irão lembrar do seu dia especial…Além disso não existe uma rotina para a comemoração… eu nunca sei onde será (afinal é feriado e não são todos os lugares que abrem nesse dia), nunca sei quem estará presente, é sempre uma surpresa…
Mas tem uma coisa que é sempre a mesma: O BOLO!!!
Nos meus primeiros anos de vida meu aniversário era sempre comemorado num camping. Minha família era maluca por acampamento. Era muito divertido… mas, há mais ou menos 30 anos, os campings eram bem diferentes do que são hoje. E assar um bolo era praticamente impossível. Pois se fosse possível, com toda certeza, minha mais teria feito. Então minha mãe comprava aqueles bolinhos industrializados… recheava com doce de leite … colocava as velinhas… fazia tudo com muito carinho.. e no dia 25 a nossa barraca ficava repleta de crianças para cantar parabéns pra mim. Era muito legal!!! Eu adorava!!! Como já disse, amo fazer aniversário nesse dia.
Passados os anos de acampamento, minha mãe conseguiu uma receita com uma amiga de uma sobremesa francesa. Tratava-se de uma pilha de carolinas recheadas com um creme amarelinho delicioso. Quando ela fez fiquei simplesmente apaixonada pelo “bolo”… e este passou a ser o bolo tradicional do meu aniversário. Todo ano ele está presente na nossa mesa da Ceia de Natal. Decorado com cerejas e folhas de hortelã fica com a cara do Natal.
No final do ano passado, fui convidada a participar de um evento para noivas, o New Wed. Esse evento tem uma proposta muito bacana. As meninas organizadoras, Sharon e Fernanda, buscam pessoas dispostas a fazer coisas diferentes, ideias novas… para o casamento dos sonhos. Quando surgiu a oportunidade e o desafio… lembrei do meu querido e delicioso bolo de aniversário… e pensei: “Por que não???”
Desenvolvi uma receita para os profiteroles (antigamente encomendavá-mos na padaria)… pensei numa decoração bacana com as flores comestíveis, neste foram mini rosas… e fiquei surpresa com a “cara nova” do meu bom e velho bolo de aniversário.
Não é de dar água na boca…???
Fotos: Giselly Gonçalves - Fernanda e Sharon Fotografia